quarta-feira, 4 de julho de 2012


Até pouco tempo atrás, eu, como a maioria das pessoas acreditava seriamente no aquecimento global.
Com o passar do tempo meu conceito sobre o assunto foi se modificando, pois até então, conhecia somente uma versão.
Começei a mudar de idéia quando uma professora da faculdade, comentou que não acreditava no aquecimento global, então fui atrás de informações sobre o possível novo conceito e descobri que existem muito mais pessoas que acreditam em outra explicação para o fato do que eu pudesse imaginar.
Encontrei uma entrevista com o meteorologista da Universidade Federal de Alagoas Luiz Carlos Molion, onde ele assegura que, “o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global.”
“Ele também diz que há manipulação dos dados da temperatura terrestre e garante: a Terra vai esfriar nos próximos 22 anos.”




Reportagem completa no site:


Os que acreditam que o aquecimento global não existe e que não acreditam na mudança do clima da terra, argumentam que há ciclos naturais dos quais não se tem controle, é que determinam a temperatura do planeta.
Baseada nas reportagens e entrevistas que li, entendi que estamos vivendo uma nova era glacial,ou seja, uma nova glaciação e não um aquecimento global. E que a terra nos próximos anos irá sofrer um   esfriamento global ou arrefecimento global. Os cientistas defensores desta teoria prevêem que, entre os anos de 2012 a 2015, a temperatura global da Terra começaria uma lenta redução, que alcançaria os níveis mínimos entre 2055 e 2060. Esse período de esfriamento duraria pelo menos 50 anos e que, até o século XXII, a Terra começaria novamente outra fase de aquecimento global. A explicação é que entre os períodos glaciais há os períodos interglaciais em que a temperatura da Terra se eleva. O período em que vivemos é um interglacial.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Esse blog se aplica a um projeto de aprendizagem da disciplina de Informática na Educação da Universidade de Caxias do Sul.
A questão surgiu apartir da pergunta:

- Existe aquecimento global?

O aquecimento global seria um processo natural da evolução da terra? Ou seria provocado pela poluição atmosférica e os danos causados pelo ser humano à natureza?